segunda-feira, 6 de junho de 2011

Na mais pura das ingenuidades, achava que votar devia ser uma coisa fácil! Sendo a primeira vez que voto com o cartão do cidadão, lá recebi a cartinha a dizer que votava no Lumiar. Muito bem. Agora só uma perguntinha: ONDE É QUE SE VOTA NO LUMIAR???? É que a freguesia é só uma das maiores de Lisboa, não é propriamente uma aldeola qualquer onde se dão duas voltas e se volta ao mesmos sítio....às voltas com essa questão no sábado e não descobrimos nada mais: nem no site do recenceamento, nem no site da CNE (sempre fora de utilização, claro). Valeu-me a srª da mercearia, que lá me disse onde costumava ser, mas que era capaz de ter mudado, porque já não votava há anos. Por pura carolice, lá fui e por acaso ainda era no mesmo sítio. Claro que a epopeia não acabou aí: a #$%"& do cartão não tem o n.º de eleitor visível e o número de eleitor que vinha na tal cartinha estava errado e lá estive numa fila que não era a minha. "Tem de ir ao gabinete de apoio ao eleitor" (ficava no outro extremo de uma secundária enorme). Lá fomos. Mais uma fila, só de velharia, nem tive coragem de usar a barriga). Finalmente, lá me indicaram a secção certa e volta tudo atrás. Mais uma fila. Lá votei, mas com a terrível sensação de que se calhar isto não vale a pena o esforço. Com o JL foi a 2ª parte da novela, porque ainda não tirou o cartão do cidadão e vota na freguesia da morada onde viveu assim que veio para Portugal (sim, qeu isto de actualizar os documentos dá mto trabalho......). Outra festa, desta vez com "Freguesia N. Srª Fátima". Como a minha avó morava nessa freguesia e votava na universidade ao pé da Av. Berna, lá fomos. Até parece! Lá descobrimos a rua onde era a secção de voto dele, mas não fazíamos a menor ideia de onde ficava...um carrito com GPS lá terá as suas vantagens, digo eu...mas o pior é que perguntei a umas 4 pessoas e ninguém sabia onde ficava aquilo! Lá me tive de armar em bruta, entrar por uma secção de voto qualquer e pedir informações, que ali não havia sector de apoio ao eleitor. Lá nos explicaram e lá fomos. Umas 2 horas para votarmos. Não é fácil exercer a cidadania por estes lados! Ou então é para quem vai votar se sentir um herói face à absurda abstenção que existe: é que votar não é coisa para meninos!!!

Nenhum comentário: