quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

avaliações

Quem é fp (sem enganos: funcionário público) vai perceber bem o que se segue: a fantuchada recomeça! Início de mais uma animada ronda de avaliações! Iupii!!
Apesar de até achar que não me têm corrido mal (há 2 anos que tenho direito a muito bom e fui este ano reposicionada, mas à custa de muito MUITO trabalhinho), não me deixo de indignar com os absurdos que se passam. Tanto nesta casa como nas outras cujo funcionamento sou obrigada a conhecer. E se antes era injusto por se nivelarem os trabalhadores pelo "médio-alto", agora é injusto por incentivar o livre arbítrio dos avaliadores, necessariamente colado às "simpatias", à "lambição de botas" e ao incentivo à competitividade entre colegas. Objectivos ridículos, mal explicados, represálias mal disfarçadas, impossíveis de provar mas tão sentidas. Profunda ilusão, pensar que o trabalho é a única coisa que importa (daí que, apesar de ter tido sempre um comportamento profissional igual, só depois de se passarem alguns a chefes e fazê-los subir de categoria é que passei a valer alguma coisa na casa, apesar das responsabilidades serem sempre acrescidas).
É que, apesar de ser fácil criticar, trabalha-se muito na FP. Dias sem fim, trabalho em casa, muitas horas extra, nunca pagas. E depois de tudo, custa ver as progressões de quem não merece. E dessas, cada vez vemos mais. Por aqui, tivemos ultimamente algumas que realmente são merecidas, e outras que nos têm feito rir muito....dá para perceber, certo?

Nenhum comentário: